É frequente ouvir dizer que as tatuagens são arte corporal, numa analogia que compreende o corpo como uma tela em branco, à espera de ser preenchida pelos motivos e as imagens que nos movem e que nos representam.
Uma das tendências mais curiosas que descobrimos nas nossas pesquisas são as tatuagens de obras de arte no corpo. E o que entendemos por obras de arte? Poemas, quadros, citações de livros, retratos de artistas. Tudo objetos que fazem parte de um amplo quadro de referências culturais com o qual nos identificamos.
Recolhemos várias imagens desta corrente da arte pela arte, com exemplos diversos do estilo de tatuagens de que te falamos acima.
A reprodução de quadros completos implica uma área mais vasta do teu corpo. É um compromisso que poderá demorar várias sessões a completar.
Tal como a pintura, a literatura é uma arte com várias representações, através de citações ou palavras, de rostos de autores ou pinturas dos personagens; por vezes há quem tatue até poemas completos no corpo. Tudo depende do nível de mistério ou revelação que queres manter à volta da tatuagem.
Para além dos conteúdos, também os aspetos artísticos mais formais se veem apropriados pela linguagem das tatuagens. O estilo aguarela é um dos mais vistos, pela leveza da aplicação das cores, que confere uma aparência natural à aplicação dos desenhos na pele.
Eu se fizesse uma tatuagem, provavelmente seria um reprodução dos quadros de Salvador Dali. “Os elefantes” e quadro magnifico.