A gripe e as constipações são as duas patologias mais sentidas durante o outono. Estas doenças são ainda muito confundidas e foi exatamente essa a razão que me levou a pesquisar um pouco mais sobre este assunto, de forma a escrever-vos sobre as diferenças existentes entre as duas.
A gripe, tal como a constipação, também provoca uma sensação de mal-estar. Alguns sintomas são tosse, cansaço e nariz obstruído. Ambas as patologias são causada por vírus respiratórios. No entanto, para além destas, a gripe poderá ter outras complicações. Ao contrário de uma simples constipação a gripe provoca febre. Este é um vírus facilmente transmissível pelo ar ou através do contacto com superfícies já contaminadas.
No início a gripe provoca tosse, dores no corpo e temperaturas elevadas e esses são os sintomas que devem servir para nos alertar da possibilidade de infecção. Lavar regularmente as mãos e cobrir a boca ao tossir são alguns dos cuidados que devemos ter quando temos os primeiros sintomas de gripe, de forma a não passarmos o vírus a quem connosco se cruza.
Para prevenir a gripe deves pedir já ao teu médico uma receita para assim obteres a vacinação adequada. Esta deve ser tomada todos os anos, no início do outono, principalmente pelos idosos, pelas crianças e por todas as pessoas que tenham doenças respiratórias crónicas, pois são os três grupos de maior risco. É muito importante que se tenha muita atenção aos sintomas porque a gripe pode conduzir a complicações a nível dos pulmões (pneumonia) e a nível cardíaco. Pode também ser perigosa para os diabéticos.
É importante então perceber-se que os sintomas destas duas patologias são os mesmos (exceto a febre). A diferença está na intensidade e também na duração, já que uma gripe pode durar até três semanas, enquanto uma “simples constipação”, pouco mais de uma semana.
Para estas e outras informações, podes visitar os sites SapoSaude e EuroClinix.
Lembra-te que a gripe pode ser fatal. Vacina-te!