Sempre que pensas em viajar, qual é a imagem que te vem à cabeça? Pensas na mala da roupa, a transbordar, com cinco amigas sentadas sobre a ela para a tentar fechar; roupa interior a saltar por entre as calças e os vestidos, com calçado e toalhas à mistura. Mas hoje vamos falar-te da outra mala essencial de viagem: quase como a necessaire que tens em casa, mas equipada para viajar, para dias e dias de diversão longe de casa.
Então, o primeiro ponto qual é? Escolher uma mala, claro.
Malas há muitas e cada vez mais bonitas, mas o essencial é que escolhas uma forte, que não danifique o seu conteúdo com amassos e quedas. Nunca se sabe o que pode acontecer a uma mala de viagem (e não estamos a falar do porão do avião, estamos mesmo a falar da mala do carro, de um tropeção e coisas que acontecem quando tentamos carregar dez malas numa mão de uma só vez). Sim, sabemos que a tentação para comprar uma necessaire tão bonita como uma carteira é grande mas, na verdade, vais andar mesmo com duas carteiras ao ombro?
Em segundo lugar, pensa no que vais, de facto, precisar.
Sabes que se fores viajar de avião, há um limite para as quantidades que podes levar, nomeadamente no que diz respeito a cremes e outros líquidos. No entanto, atualmente qualquer marca está prevenida com produtos em tamanho de viagem e, para as que não estão, na Primark compras os recipientes com tamanhos certos para as colocar por muito pouco dinheiro.
Então, se a viagem é em tempo de sol, para além do protetor solar, vais precisar de um bom creme de corpo, para hidratar a pele depois do banho. Assim como as tuas máscaras habituais. Há cuidados dos quais uma pessoa não pode abdicar, não é verdade?
Quanto à maquilhagem, a estória é outra. Limita-te a escolher um conjunto pequeno de sombras. Se não sabes quais as tonalidades que estão na moda na tua altura de viagem, escolhe um conjunto em tons neutros e terrenos – nunca ficas mal. Não podes é cometer o erro de levar tudo o que possuis. Ainda vais acabar por perder tempo de férias a escolher o que usar (e o mesmo vale para a roupa e para os sapatos!!).
Outras coisas que não podem falhar: lima e corta-unhas, acetona, desmaquilhante e algodão, pensos ou tampões (pois é, mais vale prevenir do que remediar).
Para o cabelo, para além do champô e do condicionador, deves levar um pente de dentes largos e uma escova, assim como um secador em tamanho de viagem. Não precisas da prensa, nem de espuma, nem de laca. Opta por um estilo natural e descontraído – afinal, para que são as férias, se não para relaxar?