Torna-se quase ridículo explicá-lo a uma mulher, mas definitivamente existem muitos homens que precisam de saber mais sobre este problema tão comum no universo feminino.
A Tensão Pré-menstrual (TPM – ou Síndrome Pré-menstrual) é o conjunto de diversos sintomas emocionais, e pode incluir – ou não – sintomas físicos. Com se sabe, esta síndrome está relacionada com o ciclo de menstruação. Apesar de atacar principalmente mulheres entre os 30 e os 40 anos, pode surgir em qualquer idade.
Alguns sintomas emocionais: irritabilidade, nervosismo, ansiedade, insónia, infelicidade, fadiga e mudanças de humor.
Alguns sintomas físicos: dores nos seios, dores de cabeça, dores de barriga, dores musculares, inchaço e acne, entre outros.
Os sintomas e a sua intensidade variam muito, conforme as mulheres. Há quem nunca tenha sentido uma dor de barriga durante a menstruação, enquanto outras “quase desmaiam de dor” se não tomarem a medicação adequada. A questão é que a TPM é muito mais do que uma simples desculpa para os homens se saírem com a tão certeira “conversámos noutra altura”. Esta chega a influenciar de uma forma bastante intensa a qualidade de vida das mulheres, durante um determinado periodo mas todos os meses, e acreditem que não é de forma positiva. A TPM pode prejudicar a vida familiar, social e até profissional de quem dela sofre. Para muitos pode parecer exagero, mas quem passa por isso sabe do que falo.
Qual a causa do TPM?
Podem ser várias as causas. Se tivermos uma quantidade insuficiente de serotonina no cérebro – um neurotransmissor que tem um papel importantíssimo no estado de espírito e no humor – a TPM pode agravar-se. O mesmo acontece com estados depressivos e maus hábitos alimentares.
O que fazer?
Praticar exercício físico tem-se mostrado como um fator comum nas mulheres que não sofrem (ou não sofrem tanto) de TPM. O mesmo acontece com quem reduz a ingestão de hidratos de carbono nesta altura. A cafeína e o alcool devem ficar completamente de lado nos dias que precedem a menstruação, assim como na semana em que esta acontece. É também muito importante a toma de ibuprofeno e paracetamol para acalmar as dores.
Mas se este é um problema que te incomoda de uma forma exagerada, deves mesmo visitar o teu médico, descrevendo todos os sintomas e questionando-o sobre a melhor forma de te ajudar. Este é um pesadelo para o qual não existem milagres mas que, com a alteração de alguns hábitos e com a ingestão de alguns químicos, pode ter fim!