Desde noções infantis do que é o amor e de como as relações funcionam faz com que dês ouvidos aos piores conselhos sobre relações. Por isso, não ouças nem recomendes estes conselhos a ninguém.
1º) Tu saberás quando encontrares “O Tal”
A noção romântica de “o tal” é tão real como os contos de fada, e muitas acreditam que vão encontrar alguém com quem são 100% compatíveis. Às vezes, as pessoas surpreendem-te e aquele rapaz ou rapariga que até te deu uma má primeira impressão, pode ser a pessoa certa para ti e, de facto, podes só descobri-lo meses mais tarde. Procura alguém que partilhe os mesmos valores que tu.
2º) Tu podes mudá-lo se te esforçares
Assumir que o teu namorado ou namorada é como barro e que podes moldá-lo(a) é completamente errado e poderão acabar os dois infelizes. Não te esqueças que não tens o direito de pedir a ninguém que mude aspetos fundamentais da sua personalidade por ti. Descobre o que é importante para ti e que não interfira com isso.
3º) Estar numa má relação é melhor do que estar solteira(o)
Se te derem este conselho ignora-o porque ainda há muitos problemas nas relações, desde abuso verbal a físico, que usam este conselho como premissa. De verdade, é preferível estar sozinha(o) do que fazer parte de um casal infeliz e que não se respeita.
4º) O que importa é a idade emocional
É preciso ter cuidado com este conselho, pois há vários casais com uma diferença de idades significativa que são extremamente felizes. Porém, é necessário considerar sempre que serão ou não compatíveis a longo prazo, independentemente da maturidade do teu companheiro(a).
5º) Não é suposto seres feliz na tua relação
Apesar de poder ser verdade, tudo depende de como interpretas este conselho. A verdade é que uma relação romântica não tem poderes mágicos para corrigir tudo o que está mal na tua vida e, se a única coisa que está mal na tua vida é a tua relação, não te deves resignar.
6º) Se não consegues encontrar o amor, aceita o que vier
Este é um dos piores conselhos de sempre, não te deves resignar a menos, se não tiveres expetativas surreais. Nunca encontrarás alguém que consiga ler a tua mente…mas se as tuas expetativas são razoáveis, não te deixes ficar por menos.
7º) Nunca te deites zangada
Este conselho é bom na teoria mas nem sempre funciona na prática. Quando discutes de noite e estão os dois cansados a tentar resolver a questão, podem nunca chegar a um consenso e só piorar tudo. Mais vale uma boa noite de sono para acalmar os ânimos e refletir sobre o problema.
8º) Teres um filho vai resolver todos os problemas
Este encontra-se no pódio dos piores conselhos de sempre. Assumir que um filho faz com que os pais estejam mais dispostos a chegar a um compromisso é tão verdadeiro como falso. Um filho pode ser um ponto de tensão até nos casais mais felizes, pelo que não deve ser a solução quando há questões mais profundas a perturbar a relação.
9º) Se forem mesmo compatíveis, não vão discutir
Isto é um mito e a verdade é que, as relações mais bem sucedidas, incluem discussões. Só não discutir se juntarem duas pessoas completamente adversas ao confronto.
10º) Quem ganha mais é que faz as regras
É, de facto, um dos piores conselhos de sempre quando se fala de relações. Assumir que quem ganha mais é quem estabelece as regras é abrir caminho para o desastre. Um relação a dois é um compromisso equitativo e os dois são iguais e têm o mesmo valor.