Porque é que a insónia não pode ser ignorada?
O famoso Dr. Oz, médico que tem o seu próprio programa de televisão na América, diz-nos quais as razões pelas quais a insónia não pode ser ignorada. Segundo ele, é muito importante perceber que a dificuldade em dormir poderá ser o primeiro aviso dado pelo nosso corpo de que algo não está bem. E claro, porque quem sofre deste distúrbio sente-se frequentemente cansado e sem energia. Outras consequências são a falta de concentração e pouca produtividade, seja no trabalho ou nas tarefas de casa, por exemplo.
Existem vários sintomas que devemos ter em atenção. Se é normal sentires dificuldade em dormir, suares muito durante a noite e tiveres muita sede, isso pode ser um sinal de diabetes. O facto de te levantares várias vezes durante a noite para beber e ainda assim nunca seres capaz de satisfazer a tua sede faz com que o teu sono seja constantemente interrompido. Portanto, durante o dia terás sempre uma sensação de fadiga.
Depressão e ansiedade são problemas que também interferem com uma boa noite de sono. Isto acontece porque as áreas cerebrais responsáveis pelo sono são as mesmas áreas onde as depressões se desenvolvem, diz Dr. Oz. Se tens dificuldade em adormecer porque estás sempre a pensar em alguma coisa e a planear o dia seguinte, se tens pesadelos e se és muito sensível ao som podes estar, de momento, com uma depressão. É importante que te dirijas ao teu médico e lhe digas exactamente como te sentes para que este problema seja diagnosticado. Dessa forma poderás ser medicado e finalmente, voltarás a dormir bem.
Mas não nos ficamos por aqui: se for natural sentires falta de ar durante a noite, tendo mesmo uma sensação de sufoco, este poderá ser um sinal de apneia do sono (ou Síndrome de Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono). Este distúrbio obstrói as vias respiratórias enquanto dormimos, inibindo a passagem de ar durante pelo menos dez segundos. Será apneia se acontecer pelo menos cinco vezes durante o sono.
Não quero com isto assustar-te, porque os diagnósticos destas doenças não são assim tão lineares. Mas a insónia é um distúrbio que influencia o nosso bem-estar e muito mais do que isso, pode ser um aviso de que há algo mais a acontecer. Por isso mesmo, se alguma destas situações te é familiar, dirige-te ao teu médico. Cuida de ti.